Marcelo Pitol apresenta projeto inédito no Brasil voltado a crianças atípicas
Com o plenário da Câmara Municipal de São Leopoldo lotado por representantes de instituições e familiares de crianças atípicas, foi apresentado na noite desta quarta-feira, 23, o projeto do Centro de Esporte e Lazer para Crianças Atípicas (CELCA) — uma iniciativa pioneira no Brasil.
Idealizado pelo vereador Marcelo Pitol (PSD), o projeto será viabilizado a partir de uma emenda parlamentar de R$ 400 mil destinada pelo deputado federal Danrlei de Deus (PSD). O CELCA será instalado junto às estruturas já existentes no Largo Rui Porto, conhecidas como “pirâmides”, cuja autorização de uso foi concedida pelo prefeito Heliomar Franco.
Durante a apresentação, Pitol destacou a importância do momento e a emoção de ver o projeto sair do papel. “Ver o brilho nos olhos dessas famílias, que por tantas vezes se sentiram invisíveis, me emociona profundamente. Vocês não estão sozinhos. Este centro é de vocês, é para vocês, e é só o começo. Agradeço imensamente ao Joca e ao deputado Danrlei por acreditarem nesta ideia e por viabilizarem os recursos”, disse.
O evento também contou com a presença de Edimilson Tresoldi (Dimi), diretor da Secretaria Municipal de Esporte e um dos responsáveis técnicos pelo projeto. Pai de uma criança autista e com diversas especializações na área, Dimi destacou a importância de um espaço que respeite as individualidades e apresentou o projeto para o público.
Representando o deputado Danrlei, o chefe de gabinete e Vogal do diretório do PSD-RS, João Grando (Joca), também falou da relação pessoal com o tema: “Minha mãe dedicou mais de 20 anos à APAE de Aratibá, como presidente, vice ou diretora. Hoje, com 83 anos, ela continua ativa nos eventos. A mãe do Danrlei também atuou por muito tempo na APAE. Esse tema faz parte da nossa história familiar. Por isso, sempre que pudermos contribuir, estaremos juntos.”
O projeto do CELCA é inédito no país. Atualmente, não há registro de um centro público voltado exclusivamente para o esporte e lazer de crianças atípicas. O espaço será adaptado com brinquedos sensoriais, ambiente de integração e áreas pensadas para a convivência e o estímulo à autonomia.
Também estiveram presentes no evento o ex-vereador de Cachoeirinha, Xavier Espindola (PSD), e o ex-vice-prefeito de Sapiranga, Adriano Oliveira (PSD), além de instituições e conselhos voltados a políticas públicas inclusivas e permanentes.
Fonte: Câmara de São Leopoldo



