! Quem é quem

Presidente – Humberto José Chitto

Humberto José Chitto, bacharel em ciências econômicas, com especialização em ciências políticas e formação sindical, atualmente é coordenador relações institucionais do Gabinete do Vice-governador do Estado. Por duas gestões, foi prefeito municipal de Muçum; no Palácio Piratini, atuou como sub-secretário da Casa Civil para assuntos do interior e também para assuntos parlamentares; na Câmara Federal, como chefe de gabinete e na Assembléia Legislativa, como coordenador político de bancada; presidiu a AMVAT – Associação dos Municípios do Vale do Taquari, a FAMURS – Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul e a CNM – Confederação Nacional do Municípios.

Vice-Presidente – Lasier Costa Martins

Lasier Costa Martins nasceu em 14 de abril de 1942, em Vale Verde, então distrito de General Câmara, no Vale do Rio Pardo, no Rio Grande do Sul. Teve sua formação de Ensino Fundamental e Médio em Montenegro, no Vale do Caí. É um dos sete filhos do casal Antonio e Pampolina Martins.

Lasier possui quatro filhos: Marla, Junior, Luana e Karina, e dois netos, João Pedro e Lourenço. Aos 16 anos, Lasier começou a trabalhar na Rádio Montenegro (hoje Rádio América), sendo responsável pela criação de um programa diário de esportes. Aos 17 anos, transferiu-se para Porto Alegre onde, ingressou na Rádio Difusora. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), exerceu a advocacia durante 20 anos, especializando-se em Direito Trabalhista, nunca se afastando do rádio e do telejornalismo.

Lasier Martins trabalhou por 27 anos no Grupo RBS. Foi âncora e comentarista diário do Jornal do Almoço, na RBS TV; mediador do programa de debates “Conversas Cruzadas”, na TVCOM; e apresentador do “Gaúcha Repórter” e do “Debates do Rio Grande”, na Rádio Gaúcha. Anteriormente, foi funcionário da Empresa Jornalística Caldas Júnior por 24 anos, atuando nos veículos Rádio Guaíba, TV Guaíba e Correio do Povo.

Foi também comentarista esportivo nos anos de 70 e 80, comparecendo a quatro Copas do Mundo de Futebol (Argentina, Espanha, México e Itália).

Em outubro último, foi eleito Senador da República pelo PDT, com 2.145.479 votos.

Vice-Presidente – Letícia Boll Vargas

Leticia Boll Vargas é natural de São Gabriel (RS). Publicitária, especializada em Administração, Marketing e Gestão Urbana, é coordenadora do PSD Mulher RS. Em 2014, foi candidata a deputada estadual no Rio Grande do Sul pelo PSD. Exerceu a função de diretora do Departamento de Patrimônio do Estado do Rio Grande do Sul, na Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos. Atualmente atua na Assessoria Parlamentar do deputado federal Danrlei de Deus Hinterholz.

Secretário Geral – João Luiz Grando

João Luiz Grando é natural de Aratiba (RS). Advogado, formado pela Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), em Canoas (RS), com Lato Sensu em Direito Público pela Faculdade Processus, de Brasília (DF).

Joca, como é conhecido, iniciou sua atuação política em 1995 e exerce a função de secretário-geral do PSD-RS. Tem pautado seu trabalho político no desenvolvimento regional e na atenção com a segurança. Joca é chefe de gabinete do deputado federal do PSD-RS Danrlei de Deus Hinterholz.

Rede Social: https://www.facebook.com/joca55/

1° Tesoureiro – Rosângela Negrini

Rosângela Negrini, advogada, atual chefe de Gabinete do Gabinete do Vice-Governador do Estado (GVG) e integrante do diretório municipal do PSD Porto Alegre.

2º Tesoureiro – Alberto Amaral Alfaro

Advogado, com pós-graduação Direito Político pela UNISINOS. Empresário, corretor de imóveis, radialista e blogueiro. Foi atleta profissional de futebol (Sport Club São Paulo), Vereador, Secretário Municipal e de Estado. Por dez anos dirigiu o Senai na região sul do Estado.

1º Vogal – Danrlei de Deus Hinterholz

Danrlei de Deus Hinterholz é natural de Crissiumal (RS). É ex-futebolista brasileiro, tendo atuado como goleiro, com passagem marcante pelo Grêmio, onde é o atleta com maior número de títulos conquistados e um dos maiores ídolos da história do clube.

Deputado federal desde 2011, hoje está exercendo seu segundo mandato, sendo um dos deputados federais mais votados do Rio Grande do Sul. Danrlei tem pautado seu trabalho político no Esporte e na Educação, com atuação relevante como titular na Comissão do Esporte na Câmara dos Deputados, em Brasília. Integra como suplente as Comissões da Educação e de Viação e Transportes. Faz parte da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul.

Informações do Mandato:: http://www2.camara.leg.br/deputados/pesquisa/layouts_deputados_biografia?pk=160552

Rede Social: https://www.facebook.com/Danrlei-Hinterholz-351569478324459/

2º Vogal – José Tarciso de Souza

José Tarciso de Sousa, mais conhecido como Tarciso Flecha Negra, nasceu em São Geraldo (MG) em 15 de setembro de 1951. Ex-jogador de futebol atuou entre outros clubes no Grêmio, onde foi campeão da Taça Libertadores da América e do Mundial Interclubes, em 1983, e é reconhecido como o jogador que mais atuou com a camiseta do clube, com 721 jogos e 226 gols marcados, entre 1973 e 1986. Trata-se do segundo, entre os 10 maiores artilheiros do tricolor gaúcho.

Com a ascensão de Renato Portaluppi, que começou a destacar-se no ano de 1982, perdeu a titularidade da ponta direita, sendo vendido em seguida ao Goiás. Ganhou títulos também no Goiás e no Club Cerro Porteño.

Atualmente é vereador de Porto Alegre pelo PSD, eleito com 7.106 votos, em 2016. Está em seu terceiro mandato, também foi eleito em 2008 e em 2012.

3º Vogal – Orlando Teixeira dos Santos Sobrinho

Orlando Teixeira dos Santos Sobrinho nasceu em Três Coroas (RS), em 25/09/1952. É representante Comercial e atual prefeito do Município de Três Coroas, na serra gaúcha, eleito pelo PSD, em 2016.

Membro nato – João Reinelli

O médico de família João Reinelli é responsável por representar a Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul na Assembleia Legislativa. Carregando a bandeira do desenvolvimento sustentável, Reinelli chegou ao Parlamento Gaúcho para preencher um vazio de quase 40 anos da sua região, que desde 1976 não elegia um representante ao Legislativo Estadual.

Descendente de imigrantes italianos, Reinelli nasceu em 18 de julho de 1974, filho de Venicio Jairo Reinelli e de Suili Edith Reinelli e irmão de José Antônio e Vinício. Em 2013 casou-se com a engenheira metalúrgica Mariana Tagliari.

Formado em medicina pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, no ano de 2002, iniciou e dedicou sua carreira ao atendimento nas unidades básicas de saúde de Nova Prata, São Jorge, Protásio Alves e André da Rocha. Este trabalho aproximou Reinelli da comunidade e o levou a perceber as principais necessidades da população. Prestou serviço militar ao Sexto Batalhão de Comunicação de Bento Gonçalves, em 2003, como tenente.

Identificado com as causas ambientais, filiou-se ao Partido Verde (PV). Em 2012 foi eleito vereador em Nova Prata e presidiu a Câmara Municipal em 2014. No mesmo ano concorreu ao cargo de deputado estadual, sendo eleito o primeiro representante do PV no Parlamento Estadual. Eleito com 9.098 votos, sendo 6.346 em sua cidade natal e o restante em mais de 100 cidades, Reinelli divide esta conquista com a população de sua terra, que ganhou com a maior representatividade Estadual.

Em 2015, através de uma proposição do deputado, o Congresso Florestal de Nova Prata foi incluído no Calendário Oficial do Estado. Reinelli também foi autor da legislação que deu à ERS 355 o nome do ex-prefeito de Veranópolis Nadyr Peruffo.

Reinelli presidiu em 2016 a Comissão Especial do Rio Grande Resiliente, espaço para debater e propor ações preventivas em diferentes áreas, transformando as cidades e o Estado em lugares sustentáveis e eficientes. A partir da Comissão foi elaborado o texto do projeto Rio Grande Resiliente que está sendo divulgado nas cidades do interior e propõe que as cidades e o estado do RS assumam o compromisso de estabelecer as condições para que as comunidades desenvolvam as habilidades necessárias para implantar a resiliência urbana.“É fundamental que os governos locais e a comunidade unam esforços, integrem todos os setores da sociedade e desenvolvam soluções inovadoras que engajem suas cidades na redução das vulnerabilidades”, defende o deputado.Entre o exercício da medicina e a defesa de causas ambientais, Reinelli estabelece um paralelo que demonstra sua preocupação com o presente e o futuro. “Precisamos pensar em como vamos viver daqui alguns anos nas cidades e, para isso, é necessário avaliarmos nossas atitudes”.

Entre o exercício da medicina e a defesa de causas ambientais, Reinelli estabelece um paralelo que demonstra sua preocupação com o presente e o futuro. “Precisamos pensar em como vamos viver daqui alguns anos nas cidades e, para isso, é necessário avaliarmos nossas atitudes”, destaca o parlamentar, que em primeiro de abril assinou ficha de filiação no PSD.