Comissão da Educação aprova quatro requerimentos de audiências públicas

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, da qual faz parte o deputado Gaúcho da Geral (PSD), aprovou as cinco matérias que constavam na ordem do dia da reunião desta terça-feira (9), sendo um projeto de lei e quatro requerimentos de audiências públicas. Também foram distribuídas sete matérias para relatoria.

Matérias aprovadas

  • Projeto de Lei 49/2017
    Proponente deputado Gabriel Souza (MDB), inclui no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul a Semana Farroupilha de Muçum, realizada no Município de Muçum. Parecer favorável da relatora, deputada Luciana Genro (PSol).
  • Requerimentos de audiências públicas 
    1. Para tratar das câmeras de segurança nas escolas, proponente Sebastião Melo (MDB);
    2. Para debater a situação, desafios e a estrutura do futebol feminino no Rio Grande do Sul􀀀 proponente Valdeci Oliveira (PT);
    3. Para discutir a precariedade das Escolas Estaduais do Município de Canguçu, proponente Fernando Marroni (PT)
    4. Para discutir a atual situação e alternativas de financiamento para a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – UERGS. Proponente Fábio Ostermann.

Assuntos Gerais

Feira do Livro de Porto Alegre

No período de assuntos gerais da reunião, os parlamentares ouviram representantes da Câmara Riograndense do Livro (CRL) sobre os planos para a realização da 65ª Feira do Livro de Porto Alegre e a busca de recursos junto ao Governo do Estado. O presidente da CRL, Isatir Antonio Bottin Filho, relatou que a feira é considerada o maior evento cultural do RS, e que a organização quer torná-la mais abrangente. Para isso estão em busca de recursos junto à iniciativa privada e ao governo do estado. A coordenadora da área da programação infanto-juvenil e para professores, Sônia Zancehtta, adiantou que o tema desta edição, que acontecerá de 1º a 17 de novembro será Literatura Oral, a Palavra como Patrimônio. Os dirigentes citaram que uma das maiores necessidades é ajuda com o transporte, tanto de autores que vem participar do evento como de alunos das escolas da Região Metropolitana. “Temos apoio do Trensurb e da Catsul, mas alunos que moram longe das estações do metrô e do catamarã ficam prejudicados”, relataram.

A Câmara Rio-Grandense do Livro é uma sociedade civil sem fins lucrativos, que tem por finalidade unir entidades e empresas que trabalham pelo livro, promovendo sua defesa e seu fomento, a difusão do gosto pela leitura, a formação de leitores e o fortalecimento do setor livreiro.

Escola de educação infantil da Vila Tronco pede ajuda

O último assunto tratado em assuntos gerais foi o pedido de ajuda feito pela diretora da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Vila Tronco, em Porto Alegre. A diretora Adriane Schneider Jardim relatou que a escola vem enfrentando problemas de segurança desde o começo de 2018, quando a Escola Estadual de Ensino Fudamental Alberto Bins, situada ao lado da EMEI, foi desativada. Depois da desativação o prédio foi depredado e agora serve de abrigo para traficantes e usuários de drogas. “Tínhamos um ambiente educacional relativamente seguro e saudável quando a escola estadual estava em atividade. Depois do fechamento, nossa escola ficou isolada e sofreu arrombamentos, com as câmeras de segurança e alarmes sendo quebrados, e os equipamentos mais caros da escola foram roubados. A EPTC instalou mais câmeras de monitoramento na rua, mas não surtiu efeito.” A diretora mencionou que por enquanto os prejuízos foram apenas materiais, mas o temor é pela segurança dos funcionários e das crianças. “Atendemos 120 crianças pequenas, e temos fila de espera 80 outras ciranças”, observou, registrando que a Vila Cruzeiro, onde a escola está situada, é uma região carente de serviços públicos. “Não podemos deixar que se instale uma cracolândia em frente à nossa escola e ao posto de saúde da Vila”, apelou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia do Rio Grande do Sul