Kassab lança Internet para Todos no RS

O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Gilberto Kassab, esteve no Estado nesta sexta-feira (19) lançando o programa Internet para Todos. O evento ocorreu no Palácio Piratini e contou ainda com a presença do governador Jose Ivo Sartori, do vice-governador José Paulo Cairoli, do senador Lasier Martins, do deputado federal Danrlei de Deus, do presidente dos Correios Guilherme Campos, do secretário da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos, Raffaele Marsiaj Di Cameli, e do presidente estadual do PSD-RS, Humberto Chitto, entre outras personalidades da política.

A proposta do programa é democratizar o acesso à internet, promovendo a inclusão social ao levar internet banda larga para os municípios que não tenham conectividade, com preços reduzidos. Os contratos com os municípios e a instalação dos equipamentos devem começar no primeiro semestre deste ano e todas as cidades interessadas podem serem atendidas.

O serviço de internet banda larga será repassado aos municípios por meio de antenas que serão instaladas nas localidades, por empresas prestadoras de internet. O acesso não será totalmente gratuito, mas terá preços abaixo do valor de mercado. Todos os municípios gaúchos que tiverem interesse em aderir ao programa podem se candidatar.

A iniciativa do governo federal só é possível depois que Brasil lançou o Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), em maio de 2016.  Segundo o ministro Kassab, o intuito é fazer com que o serviço chegue a 100% do território nacional que não tenha conectividade. “O programa Internet para Todos é um dos mais importantes programas de inclusão social do país hoje e procura corrigir essa desigualdade social entre a sociedade. Foi um investimento de quase R$ 3 bilhões para a implantação desse programa e caberá aos municípios selecionar essas localidades para que se possa fazer essas instalações”, admitiu o ministro.

Comentários desativados.